terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Rita Hayworth, a eterna beleza

A incomparável Rita
Rita Hayworth (Margarita Carmen Cansino), atriz e dançarina, nasceu no Brooklyn, cidade de Nova York, em 17 de outubro de 1918, e faleceu na mesma cidade em 14 de maio de 1987. Foi uma atriz de ascendência hispano-irlandesa, que atingiu o auge na década de 1940 e tornou-se um mito eterno do cinema.

Era filha do dançarino flamenco Eduardo Cansino, natural de Castilleja de la Cuesta, e de Volga Hayworth, chefes de uma famosa família de dançarinos ciganos espanhóis. Seu pai queria que ela se tornasse dançarina, enquanto a mãe desejava que ela fosse atriz. Seu avô, Antonio Cansino, era o maior expoente de Dança Clássica Espanhola, sua escola de dança em Madrid era mundialmente famosa, e foi ele quem deu a Rita, sua primeira lição de dança.

Affair in Trinidad, 1952
Assim que ela fez três anos e meio, começou a ter aulas de dança. Ela não gostava, mas não teve coragem de contar para o pai. Durante vários anos ela freqüentou diariamente aulas de dança no Carnegie Hall, sob a instrução de seu tio Angel Cansino.

Com oito anos de idade, sua família se mudou para o oeste de Hollywood, onde criaram seu propria Escola de dança. Famosos artistas de Hollywood receberam treinamento do próprio Eduardo Cansino, incluindo James Cagney e Jean Harlow.

Com a Grande Depressão, os negócios da família faliram. Ninguém mais tinha tempo para aulas de dança em um período econômico tão dificil. Mas quando um sócio do sobrinho de Cansino, que estava dançando em um musical quebrou a perna, Volga sugeriu que Rita fizesse o papel.

Gilda, 1946
A idéia de Volga deu um grande plano para Eduardo: fazer parceria com a filha no número de vaudeville que ele já possuía, chamado "The Dancing Cansinos". Como Rita não tinha idade suficiente para trabalhar nas casas noturnas e bares da Califórnia, ela e seu pai viajaram pela fronteira até a cidade de Tijuana no México, um local turistico popular para os cidadãos de Los Angeles no inicio dos anos de 1930. Rita trabalhou em lugares como o Foreign Club e o Caliente Club.

Foi no "Caliente Club", em 1935, que Rita foi descoberta pelo diretor da Fox Film Corporation, Winfield Sheehan.

Uma semana depois, Rita foi levada para Hollywood, para fazer um teste na Fox. Impressionado com o seu desempenho, Sheehan, assinou um contrato de seis meses com Rita (Agora conhecida como Rita Cansino).

Modelos (Cover Girl, 1944)

Durante seu período na Fox, Rita apareceu em cinco filmes, nos quais seus papeis não foram nem importantes nem memoráveis. Estreiou como coadjuvante/secundária em "Sob o Luar dos Pampas" (Under the Pampas Moon, 1935), um faroeste passado na Argentina, estrelado por Warner Baxter. Foi escalada para vários outros papéis pequenos, nos quais se destacou por seus dotes para a dança e por sua beleza. Com o final de seu contrato de seis meses, o então Produtor Executivo Darryl F. Zanuck não se interessou por ela e não renovou seu contrato.

Em 1937, Rita, já com 18 anos, casou-se com seu empresário, Edward Judson, que tinha o dobro de sua idade. Mesmo, ela tendo sido abandonada pela Fox, Judson conseguiu para ela vários papéis em filmes independentes, e finalmente conseguiu marcar um teste com a Columbia Pictures, estúdio que tentava se firmar como um dos grandes de Hollywood e, por isso, necessitava ardentemente de estrelas importantes. O Chefão do estúdio, Harry Cohn, logo assinou um contrato de longo prazo. Rita começou a fazer pequenos papéis nos filmes da Columbia.

Cohn disse que a imagem de Rita era muito mediterrânea, o que causou que ela fizesse vários papéis hispânicos. Rita passou por uma dolorosa eletrólise para aumentar a testa e acentuar o Pico de Viúva.

Quando estreou na Columbia, ela havia mudado a cor do seu cabelo, de castanho para um tom de ruivo, e passara a se chamar Rita Hayworth (Usando o nome de solteira de sua mãe).

Rita passou por uma difícil transição de dançarina de cabaré para estrela de cinema. Ela era, em primeiro lugar, uma dançarina; tornar-se atriz foi uma maneira de ganhar a vida.

A colunista de fofocas Louella Parsons, achou que Rita Hayworth não seria bem sucedida. Ela a conheceu justamente quando ela estava começando, e a viu como uma garota "tímida" e que "não podia olhar estranhos nos olhos" e cuja voz era tão baixo que mal podia ser ouvida.

A Columbia parecia não saber o que fazer com ela. Em 1935, quando tinha 17 anos, ela foi retirada do elenco de Ramona e substituída por Loretta Young. "Foi a pior decepção da minha vida", disse Rita. Ela ficou arrasada, mas não desistiu.

Rita continuou a aparecer em uma série infindável de produções B, ora como protagonista, ora como coadjuvante/secundária. Em 1939, Cohn pressionou o diretor Howard Hawks a usar Rita para um papel pequeno, mas importante, em Paraíso Infernal (Only Angels Have Wings), um grande sucesso de bilheteria estrelado por Cary Grant e Jean Arthur.  Cohn começou a ver Rita Hayworth, como sua primeira estrela (o estúdio nunca teve oficialmente grandes estrelas sob contrato, com exceção de Jean Arthur, que estava tentando sair do seu contrato com a Columbia).

No ano seguinte, Harry Cohn, começou a construir Rita Hayworth, usando-a em filmes como "Melodias do Meu Coração" (Music in My Heart), "Protegida do Papai" (The Lady In Quenstion) e "Anjos da Broadway" (Angels Over Broadway). Mas sua sorte só começou realmente a mudar quando foi emprestada à MGM para fazer o terceiro papel feminino de "Uma Mulher Original" (Susan and God, 1940), de George Cukor, drama estrelado por Joan Crawford e Fredric March.


No ano seguinte, novo empréstimo, agora para a Warner Bros., onde foi o segundo nome feminino em "Uma Loira com Açúcar" (The Strawberry Blonde, 1941), comédia de Raoul Walsh, com James Cagney e Olivia de Havilland. Um sucesso de bilheteria, que deu grande popularidade para Rita Hayworth, que imediatamente se tornou uma das propriedades mais quentes de Hollywood. A Warner ficou tão impressionada com ela, que tentou comprar seu contrato da Columbia, mas Harry Cohn se recusou a liberá-la.

Ainda em 1941, seu sucesso na Warner Bros. levou-a a ser emprestada à Fox, para interpretar Doña Sol na superprodução "Sangue e Areia" (Blood and Sand), drama de Rouben Mamoulian, estrelado por Tyrone Power e Linda Darnell. Este filme lançou-a como o símbolo sexual por excelência de toda aquela década.

Nos anos que se seguiram, Rita brilhou em musicais da Columbia, como "Ao Compasso do Amor" (You'll Never Get Rich, 1941), "Bonita Como Nunca" (You Were Never Lovelier, 1942), ambos com Fred Astaire e "Modelos" (Cover Girl, 1944), com Gene Kelly, firmando-se como uma das maiores dançarinas das telas e a maior estrela romântica dos anos 1940. Porém, a chegada do sucesso profissional coincidiu com a crise em seu casamento, que acabou em divórcio em 1942.

A fama de maior estrela da década e de uma das mulheres mais desejadas e famosas do mundo consolidou-se ao estrelar, no auge de sua beleza, o clássico noir "Gilda" (Gilda, 1946), de Charles Vidor, ao lado de Glenn Ford, com quem já atuara antes em "Protegida do Papai" (The Lady in Question, 1940), também de Vidor. O marcante, ainda que brevíssimo, striptease de Rita e a bofetada que ela recebe de Ford, ajudaram a engrossar a enorme bilheteria que o filme recebeu em todo o mundo.

"Gilda", o filme mais importante de sua carreira, também marcou o início de seu lento declínio em Hollywood. Assim como, na frase precisa da campanha publicitária, "nunca houve uma mulher como Gilda", assim também nunca mais Rita conseguiu repetir esse êxito, apesar de ter continuado a trabalhar em produções de sucesso.

Com Orson Welles, com quem se casara em 1943, Rita estrelou "A Dama de Xangai" (The Lady from Shanghai, 1948). O filme não agradou nem aos fãs nem à crítica, em parte porque Welles pediu-lhe que cortasse o cabelo e o pintasse de louro, além de matar sua personagem no final.

No mesmo ano, "Os Amores de Carmen" (The Loves of Carmen), também de Charles Vidor, reuniu-a novamente com Glenn Ford. A química funcionou outra vez e o filme foi sucesso. Em 1952, fez "Uma Viúva em Trinidad" (Affair in Trinidad), de Vincent Sherman, atuando pela quarta vez ao lado de Ford.

Seus dois filmes do ano seguinte foram dois grandes escândalos, pelos seus temas: "Salomé" (Salome, 1953), de William Dieterle, com Stewart Granger, onde fez o personagem bíblico que pediu a execução de João Batista e "A Mulher de Satã" (Miss Sadie Thompson, 1953), de Curtis Bernhardt, com Jose Ferrer, em que Rita interpreta uma pecadora que seduz um reverendo. Seu último grande sucesso foi "Meus Dois Carinhos" (Pal Joey, 1957), de George Sidney, com Rita dividindo a cena com Frank Sinatra e Kim Novak, considerada a nova rainha da Columbia. Na hora de decidir quem encabeçaria o elenco, Sinatra resolveu a questão: "O direito de ter o nome em primeiro lugar pertence a Rita Hayworth. Ela é a Columbia Pictures e sempre será".

Rita ainda faria vários outros filmes, inclusive na Europa, mas seus dias de glória e sua época já eram coisa do passado. Trabalhou pela quinta vez com Glenn Ford, em "O Dinheiro É a Armadilha" (The Money Trap, 1966), de Burt Kennedy, e encerrou a carreira com "A Ira Divina" (The Wrath of God, 1972), ao lado de Robert Mitchum. Coincidentemente, este último é um faroeste, como seu primeiro trabalho, e assim o círculo se completa.


Rita casou-se cinco vezes: a primeira com Edward C. Judson (1937- 1942); a segunda com Orson Welles (1943-1948), com quem teve uma filha, Rebecca; a terceira com o príncipe Aly Khan (1949-1953), com quem teve princesa Yasmin Aga Khan; a quarta com o cantor Dick Haymes (1953-1955), e a última com James Hill (1958-1961). Todos seus casamentos terminaram em divórcio.

Considerada por muitos a mulher mais bonita da história do cinema, a despeito de Greta Garbo e Marilyn Monroe, a atriz definia seu insucesso no amor com a seguinte frase, que resiste à passagem do tempo: "A maioria dos homens se apaixona por Gilda, mas acorda comigo".

Morreu na casa de sua filha, Yasmin, em Nova Iorque, aos sessenta e nove anos, vítima do mal de Alzheimer, do qual padecia desde a década de 1960, mas que só foi diagnosticado em 1980. Está sepultada no Cemitério de Holy Cross em Culver City, California.

Filmografia

Todos os títulos em português referem-se a exibições no Brasil. Foram omitidos os filmes em que ela aparece sem créditos, geralmente como dançarina.

1935 Sob o Luar dos Pampas (Under the Pampas Moon)
1935 Charlie Chan no Egito (Charlie Chan in Egypt); série Charlie Chan
1935 A Nave de Satã (Dante's Inferno)
1935 Perdida na Metrópole (Paddy O'Day)
1936 Carga Humana (Human Cargo)
1936 A Astúcia de Nero Wolfe (Meet Nero Wolfe)
1936 A Tentadora (Rebellion)
1937 A Rainha da Louisiana (Old Louisiana)
1937 Soberanos da Sela (Hit the Saddle)
1937 Barulho no Texas (Trouble in Texas)
1937 Criminosos do Ar (Criminals of the Air)
1937 Jogo de Saias (Girls Can Play)
1937 Jogo Que Mata (The Game That Kills)
1937 Dançamos Para Viver (Paid to Dance)
1937 A Sombra da Morte (The Shadow)
1938 Luzes da Acusação (Who Killed Gail Preston?)
1938 Special Inspector
1938 Sempre a Mulher (There's Always a Woman)
1938 Sacrifício de Irmã (Convicted)
1938 Filhas do Desprezo (Juvenile Court)
1939 No Campo Inimigo (The Renegade Ranger)
1939 O Braço da Lei (Homicide Bureau)
1939 Álibi Nupcial (The Lone Wolf Spy Hunt)
1939 Paraíso Infernal (Only Angels Have Wings)
1940 Melodias do Meu Coração (Music in My Heart)
1940 Florisbela Quer o Divórcio (Blondie on a Budget)
1940 Uma Mulher Original (Susan and God)
1940 Protegida do Papai (The Lady in Question)
1940 Anjos da Broadway (Angels Over Broadway)
1941 Uma Loura com Açúcar (The Strawberry Blonde)
1941 Volta Para Mim (Affectionately Yours)
1941 Sangue e Areia (Blood and Sand)
1941 Ao Compasso do Amor (You'll Never Get Rich)
1942 Minha Namorada Favorita (My Gal Sal)
1942 Seis Destinos (Tales of Manhattan)
1942 Bonita Como Nunca (You Were Never Lovelier)
1944 Modelos (Cover Girl)
1945 O Coração de Uma Cidade (Tonight and Every Night)
1946 Gilda (Gilda)
1947 Quando os Deuses Amam (Down to Earth)
1948 A Dama de Xangai(The Lady from Shanghai)
1948 Os Amores de Carmen (The Loves of Carmen)
1952 Uma Viúva em Trinidad (Affair in Trinidad)
1953 Salomé (Salome)
1953 A Mulher de Satã (Miss Sadie Thompson)
1957 Lábios de Fogo (Fire Down Below)
1957 Meus Dois Carinhos(Pal Joey)
1958 Vidas Separadas(Separate Tables)
1959 Heróis de Barro (They Came to Cordura)
1959 Drama na Página Um (The Story on Page One)
1962 O Sétimo Mandamento (The Happy Thieves)
1964 O Mundo do Circo (Circus World)
1966 Dinheiro É a Armadilha (The Money Trap)
1966 O Ópio Também É Uma Flor (The Poppy Is Also a Flower)
1967 O Heroico Lobo-do-Mar (L'Avventuriero)
1969 Os Bastardos (I Bastardi)
1971 A Trilha de Salina (Sur la Route de Salina)
1971 The Naked Zoo
1972 A Ira Divina (The Wrath of God)

Fonte: Wikipédia.

A véspera

Admiror, paries, te non cecidisse ruinis qui tot
sciptorum taedia sustineas (Ò parede, admira-me
que sustentes tantas bobagens sem desmoronar)
A fuerza de explotar a los esclavos y robarse dinero público, hubo auge en los negocios. Así los ricos se volvieron más ricos, mientras los pobres redoblaban su hambre y su miseria.

La ciudad desbordó sus antiguos límites, perdió sus rasgos originales, fue reconstruida según los lineamientos del imperio. También el habla se corrompió con los hablantes.

Y el lujo entró como la hiedra en muchas partes. Combatieron el tedio con la droga. Nos legaron imágenes de sus actos sexuales como extraño presentimiento de su fragilidad.

Y entre robos y asesinatos dondequiera, el terror extendió su dominio. Miedo en la alcoba y pánico en la calle. Furias y penas. Sobre todo odio proliferante. Porque el bien camina pero el Mal corre (y no se sacia nunca).

Todo esto sucedió en Pompeya, la víspera del estallido del Vesubio.
___________________________________________________________

Pela escravidão e roubo do dinheiro público nunca houve época tão boa para os negócios. Assim os ricos se tornavam mais ricos, enquanto os pobres se redobravam na fome e na miséria. A cidade ultrapassou seus antigos limites, perdeu seus traços originais, foi reconstruída segundo as regras do Império. Também a fala se corrompeu com os falantes. E a luxo entrou como um parasita em muitos locais. Combateram o tédio com a droga. Legaram-nos imagens de seus atos sexuais como estranho pressentimento de suas fragilidades. E entre roubos e assassinatos por todos os lugares, o terror estendeu seu domínio. Medo na alcova e pânico nas ruas. Fúrias e penas. Sobre todo ódio existente. Porque o Bem caminha, mas o Mal corre (e não se sacia nunca). Tudo isso aconteceu em Pompéia, na véspera da erupção do Vesúvio.
________________________________________________________________
(Jose Emilio Pacheco)

Grace Photoset


Aqui um photoset da diva eterna do cinema, Grace Kelly, que viveu o que pode ser definido como um conto de fadas. Atriz bem-sucedida da sétima arte, tendo no currículo trabalhos com o grande cineasta Alfred Hitchcok.