quinta-feira, 15 de março de 2012

Cães dão voltas quando deitam

Os cães dão voltas antes de se deitarem por causa da herança de seus antepassados mais remotos, ou seja: aquilo que os cientistas chamam de "condicionamento genético".

Os cachorros domésticos são parentes distantes dos cães selvagens e dos lobos. Quando ainda viviam em estado selvagem, há mais de 12 000 anos (sic...), eles preparavam o lugar para dormir caminhando em círculos até cavarem uma espécie de ninho confortável. "Eles removiam pedrinhas, puxavam folhas macias, retiravam a terra e pronto: sua cama estava em perfeitas condições de uso", afirma a treinadora Sheila Niski, de São Paulo, especializada em adestramento canino.

Essas “voltinhas” serviam também como estratégia de sobrevivência! Era uma forma de verificar a direção do vento, para deitar numa posição que permitisse perceber a aproximação de algum predador pela retaguarda ou sentir o cheiro do animal que tentasse atacar pela frente.

Hoje, esse comportamento não é mais necessário. Mas, por causa da sua memória genética, eles continuam agindo assim. A mesma explicação vale para outros comportamentos típicos dos cães que já não fazem mais sentido para um animal doméstico, como enterrar ossos e urinar em árvores ou postes.

Fontes: cãocidadão.com.br; Mundo Estranho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário