sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Alimentos que ajudam o sistema imunológico

Comer de forma adequada pode contribuir para que seu sistema imunológico fique sempre em dia. Não descuidar da ingestão de frutas e legumes, manter-se hidratado, entre outras dicas, é importante. Quer mais algumas boas ideias? Veja abaixo.


1. Iogurte

As bactérias saudáveis encontradas nesse tipo de alimento ajudam a manter seu trato digestório funcionando perfeitamente. Um estudo da Universidade de Viena, na Áustria, mostrou que 200 g de iogurte por dia podem ser o suficiente para que seu corpo fique mais saudável.

2. Aveia

A aveia é rica em betaglucana, uma fibra alimentar que tem características antioxidantes e antimicrobianas, diz um estudo feito pela Universidade de Oslo, na Noruega. Comer uma porção de aveia ao dia pode proteger contra a gripe, evitar que a herpes labial se desenvolva e melhorar a capacidade de regeneração dos tecidos do corpo.

3. Alho

A alicina contida no alho ajuda a proteger seu corpo contra infecções. O extrato de alho, ingerido durante 12 semanas, fez que um grupo de pessoas observadas em uma pesquisa da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, ficasse até três vezes menos suscetível ao resfriado. Estudos similares também indicam que a alicina pode diminuir os riscos de se desenvolver câncer colorretal e de estômago.

4. Peixe

O selênio, presente nos peixes e frutos do mar, ajuda as células do sistema imunológico a produzirem as citocinas, proteínas que agem contra inflamações virais. Além disso, alguns tipos de peixe, como o salmão, também contêm o ômega-3, que reduz o risco de inflamações e protege contra infecções respiratórias.

5. Chá

Um estudo feito pela Universidade de Harvard apontou que pessoas que tomam até cinco copos de chá-preto por dia têm os níveis de interferon (uma proteína que protege o corpo contra vírus e bactérias) aumentados em até 10 vezes. Outros chás, como o chá-verde, também induzem o organismo a produzir a L-teanina, outro aminoácido que é produzido durante o combate do corpo a agentes externos.

6. Canja de galinha

É como diz a música que você já conhece: prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Uma pesquisa feita pela Universidade de Nebraska, nos EUA, mostrou que durante o cozimento, a carne de frango libera um aminoácido chamado cisteína que ajuda os brônquios de pessoas gripadas a voltarem à normalidade. Se a canja for temperada com alho, cebolas e condimentos, a sensação de alívio é ainda maior. Viu só: vovó tinha razão.

Fonte: O que eu tenho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário