segunda-feira, 12 de março de 2012

Origem do dia dos pais

Segundo a história, o Dia dos Pais teve a sua origem na Antiga Babilônia há mais de 4 mil anos. Tudo começou quando, um jovem chamado Elmesu, moldou e esculpiu em argila, o primeiro cartão escrito em cuneiforme. Neste cartão ele desejava a seu pai, sorte, saúde e longa vida.

Nos tempos modernos, tudo indica que o dia dos Pais teve também uma origem semelhante à origem do dia das Mães e , em ambas as datas, a ideia primordial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e, o respeito por aqueles que nos deram a vida e, ou lembrarmos deles.

Os anais da história contam que, em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais.

Ela pretendeu com isso homenagear o seu próprio pai que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de fazer o papel de mãe e pai para criar o recém-nascido e os outros cinco filhos, sozinho.

Já adulta, Sonora se sentia orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Em razão disso, em 1910, remeteu uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington e, também, pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade com o fim específico de homenagear os pais e o pai dela.

O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora.

A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que, as vermelhas, eram dedicadas aos pais vivos e, as brancas, aos falecidos.

A partir dessa data a comemoração acabou por ser difundida em toda cidade de Spokane e, em consequência , para todo o estado de Washington.

Finalmente, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, abraçou e apoiou a idéia de um Dia dos Pais em âmbito nacional e finalmente, em 1966 o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial, declarando o terceiro domingo de junho, como o Dia dos Pais.

No Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente das datas, dos EUA e vários outros países.)

Fonte: Wikipedia

Strip-tease

Chegou no apartamento dele por volta das seis da tarde e sentia um nervosismo fora do comum. Antes de entrar, pensou mais uma vez no que estava por fazer. Seria sua primeira vez. Já havia roído as unhas de ambas as mãos. Não podia mais voltar atrás. Tocou a campainha e ele, ansioso do outro lado da porta, não levou mais do que dois segundos para atender.

Ele perguntou se ela queria beber alguma coisa, ela não quis. Ele perguntou se ela queria sentar, ela recusou. Ele perguntou o que poderia fazer por ela. A resposta: sem preliminares. Quero que você me escute, simplesmente.

Então ela começou a se despir como nunca havia feito antes.

Primeiro tirou a máscara: "Eu tenho feito de conta que você não me interessa muito, mas não é verdade. Você é a pessoa mais especial que já conheci. Não por ser bonito ou por pensar como eu sobre tantas coisas, mas por algo maior e mais profundo do que aparência e afinidade. Ser correspondida é o que menos me importa no momento: preciso dizer o que sinto".

Então ela desfez-se da arrogância: "Nem sei com que pernas cheguei até sua casa, achei que não teria coragem. Mas agora que estou aqui, preciso que você saiba que cada música que toca é com você que ouço, cada palavra que leio é com você que reparto, cada deslumbramento que tenho é com você que sinto. Você está entranhado no que sou, virou parte da minha história."

Era o pudor sendo desabotoado: "Eu beijo espelhos, abraço almofadas, faço carinho em mim mesma tendo você no pensamento, e mesmo quando as coisas que faço são menos importantes, como ler uma revista ou lavar uma meia, é em sua companhia que estou".

Retirava o medo: "Eu não sou melhor ou pior do que ninguém, sou apenas alguém que está aprendendo a lidar com o amor, sinto que ele existe, sinto que é forte e sinto que é aquilo que todos procuram. Encontrei".

Por fim, a última peça caía, deixando-a nua: "Eu gostaria de viver com você, mas não foi por isso que vim. A intenção é unicamente deixá-lo saber que é amado e deixá-lo pensar a respeito, que amor não é coisa que se retribua de imediato, apenas para ser gentil. Se um dia eu for amada do mesmo modo por você, me avise que eu volto, e a gente recomeça de onde parou, paramos aqui".

E saiu do apartamento sentindo-se mais mulher do que nunca.

______________________________________________________________________

Fonte: Texto de Martha Medeiros