domingo, 25 de março de 2012

Talismã e amuleto

Desde a antiguidade, as pessoas costumam levar consigo ou guardar em casa objetos que acreditam ter poder sobrenaturais de afastar desgraças e má sorte. Agem de forma defensiva, pois recebem e acumulam as forças positivas e dispersam as negativas, imunizando assim seu dono de influências externas.

Mas, você sabia que talismãs e amuletos são diferentes? Apesar de terem a mesma função, proteger quem os usa, os amuletos são objetos já prontos encontrados na natureza, enquanto os talismãs são peças feitas pela mão do homem.

O uso de amuletos e talismãs é universal em quase todas as culturas e religiões, sendo apresentado e utilizado de diferentes formas.

Os amuletos podem ser animais, minerais ou vegetais e os mais conhecidos e usados são:

Pés de coelho - normalmente usadas no bolso esquerdo da calça, ele ajuda a dar boa sorte, principalmente para ganhar em jogos de azar.

Cristais e pedras - são fontes de energia, são muitos utilizados para meditar, orar, curar, energizar ambientes, plantas, animais e pessoas.

Trevos de quatro folhas - utilizado para trazer sorte e também alcançar a realização de suas aspirações e desejos.

Ramos de arruda, comigo ninguém pode, alecrim - são usadas para afastar o azar, mal-olhado e desviar as energias negativas para longe de si.

Já os talismãs mais comuns e utilizados são:

Patuás - são trouxinhas feitas com tecido e ervas para proteção, muito utilizado no candomblé.

Escapulário - é um cordão com duas imagens de santos católicos presos em cada extremidade, os devotos os carregam pendurados ao pescoço na altura do peito e costas.

Chave - muitas religiões a utilizam esse símbolo para favorecer situações que envolvam mudanças.

Jamais faça um talismã com o intuito de fazer mal a alguém, pois você atrairá essa vibração ruim para si. Não esqueça também de um detalhe muito importante. Toda vez que tiver o seu desejo realizado, agradeça, dessa maneira, um universo de boas energias irá conspirar por você.

Fonte: Vila Astral

Medindo a velocidade de sua Internet


Não é novidade para ninguém que aquele número de megabits que a sua operadora de internet promete para a sua conexão nem sempre é a velocidade que ela te dá de verdade. Então, como você pode testar a sua internet e ter certeza de que a velocidade da sua conexão está lenta mesmo?

É para isso que existe o Speedtest.net, que, como o nome já diz, testa a velocidade da sua conexão com a internet. E você nem precisa fazer muita coisa: basta apenas acessar o site, clicar em Iniciar teste e aguardar os resultados aparecerem. Em pouco tempo, o site te mostra as velocidades de ping, download e upload da sua conexão. Já são bons números para você ver se a sua internet realmente está mais lenta do que deveria.

Se a sua conexão não ficar com aquela velocidade das mais agradáveis e você sentir vontade de xingar muito no Twitter, o site permite que você compartilhe o resultado do seu teste com o Twitter e o Facebook. E você não precisa ficar restrito a avaliar apenas a conexão dos seus computadores. Com o Speedtest.net mobile, você pode testar a velocidade da sua conexão a partir de um gadget com o iOS ou o Android.

Então, mais do que uma mera curiosidade, o Speedtest pode ser um bom índice medidor de qualidade da sua internet. Mas nunca se esqueça de ler com atenção o contrato que você tem com a sua operadora, para ver a velocidade mínima que ela é obrigada a fornecer: a Oi Velox, por exemplo, só garante uma velocidade mínima de 10% do valor contratado. Aí não adianta reclamar.

Fonte: Guia do PC

Templo de Ártemis

O Templo de Ártemis foi erigido em homenagem à deusa grega com o mesmo nome. Localizava-se na cidade de Éfeso - região da atual Turquia -, e destacou-se pela grandiosidade arquitetônica. É considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo.

Quando os gregos encontraram na Ásia Menor habitantes que cultuavam uma deusa identificada como Ártemis, resolveram dar início a construção de um pequeno templo em sua homenagem.

A deusa Ártemis era a protetora dos bosques, da caça e dos animais selvagens, e como todo deus grego tinha uma correspondência romana, também é conhecida por Diana. A construção desse primeiro templo foi simples, não seria ainda o grande Templo de Ártemis que entraria para história.

Durante o Período Arcaico da Grécia Antiga, no século VI a.C., o conquistador Creso, então rei da Lídia, ordenou a construção de um grande templo, em Éfeso, em homenagem à deusa Ártemis, para ampliar o pequeno templo anterior que já havia passado por uma série de avarias.

Para realização da obra, foram contratados os arquitetos Quersifrão e seu filho, Metagenes. As obras começaram em torno de 550 a.C. e demoraram 200 anos para se completarem. Segundo consta, centenas de virgens sacerdotisas participaram da construção do templo, essas mulheres acreditavam na superioridade feminina e praticavam a abstinência sexual e artes mágicas.

Após os 200 anos de construção, o resultado da obra foi encantador. O Templo de Ártemis era composto por 127 colunas de mármore em estilo jônico dispostas em filas duplas, todas decoradas com obras de arte, tendo cada uma 20 metros de altura. Tinha 138 metros de comprimento e 71,5 metros de largura.

Um dos elementos mais famosos do templo era a escultura da deusa Ártemis que ficava em seu interior. A obra de arte era produzida em ébano, ouro, prata e pedra preta, cercada por esculturas em bronze de Praxíteles. A escultura da deusa tinha uma saia comprida coberta com relevos de animais cobrindo suas pernas e quadris. Era caracterizada ainda pelas três fileiras de seios que possuía, simbolizando sua fertilidade. Na cabeça havia um ornamento em forma de pilar.

O Templo de Ártemis se constituiu assim no maior templo do mundo antigo, representando um grande feito da civilização grega e do helenismo.

Infelizmente, pouco restou do templo atualmente. O Templo de Ártemis passou por duas grandes destruições. Duzentos anos após sua construção, um grego chamado Heróstrato, com o intuito de se tornar imortal, incendiou o templo, em 356 a.C.. O estrago causado por Heróstrato levou 20 anos para ser reparado, ação promovida por Alexandre III da Macedônia. Mas no século III d.C. veio a grande queda, na época os godos invadiram as províncias romanas na Ásia Menor e na península balcânica e arrasaram o Templo de Ártemis em 262.

Atualmente, o que resta deste templo são algumas esculturas e objetos que estão expostos no Museu Britânico, em Londres, e uma única coluna do templo, que se manteve firme após tantos terremotos e saques no local. Conhece-se bem o Templo de Ártemis, pois há uma documentação muito bem detalhada sobre essa maravilha do mundo antigo.

Fontes: Wikipedia; pt. shvoong.com.