segunda-feira, 26 de março de 2012

Sete hábitos para viver bem

Não fumar, ser fisicamente ativo, ter peso saudável, investir em dieta balanceada e manter níveis normais de pressão, glicose e colesterol são os sete hábitos de ouro para a saúde do coração.

De acordo com uma pesquisa americana nacional com dados de 44959 adultos acima de 20 anos, apostar em todos eles torna o risco de morrer de problemas cardíacos 76% menor e, de outras causas, 51%. Confira abaixo detalhes sobre os itens, listados pelo site Huffington Post:

1 - Não fumar - O consumo de cigarros prejudica a função dos vasos sanguíneos, elevando assim o risco de aterosclerose (quando as artérias endurecem).

2 - Ser fisicamente ativo - O exercício aeróbico aumenta o fluxo sanguíneo, ajuda a manter o peso saudável, diminui o acúmulo de placas nas artérias e auxilia a reduzir a pressão arterial. Os adultos devem investir em, pelo menos, 150 minutos de atividade aeróbica por semana (de nível moderado a intenso) e em fortalecimento muscular a partir de duas vezes por semana.

3 - Manter níveis de pressão normais - Uma pessoa com nível normal de pressão arterial sistólica apresenta 120 mmHg ou menos e, da diástólica, 80 mmHg ou menos. Os hipertensos, por sua vez, medem 140 a 159 mmHg (sistólica) e 90 a 99 mmHg (diastólica).

4 - Manter níveis saudáveis de glicose - Níveis cronicamente elevados de glicose no sangue pode levar a danos nos rins e nos vasos sanguíneos.

5 - Manter taxa normal de colesterol - Colesterol alto é um conhecido fator de risco para doenças do coração, porque causa endurecimento das artérias que vão para o coração. E, quando parte do coração é privada de sangue, pode ocorrer um ataque cardíaco. O nível de colesterol total é bom em qualquer quantidade abaixo de 200 mg/dL e, alto, a partir de 240 mg/dL.

6 - Ter peso saudável - Calcular o índice de massa corporal (IMC), dividindo o peso pela altura ao quadrado, é um bom ponto de partida para saber se está com peso saudável. Apresentar IMC abaixo de 18,5 indica que está abaixo do ideal; 18,5 a 24,9, normal; 25 a 29,9, sobrepeso; e acima de 30, obeso.

7 - Investir em dieta balanceada - Lance mão de proteínas com baixo teor de gordura (carnes magras, peixes e feijão), cereais integrais (com muita fibra) e pouco sódio. Elimine gorduras ruins, como as saturadas e trans.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias/ Terra