quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A deliciosa carambola

A carambola, o fruto da caramboleira (Averrhoa carambola ), uma árvore ornamental de pequeno porte, da família das Oxalidaceae. Possui flores brancas e purpúreas. É largamente usada como planta de arborização de jardins e quintais e é originária da Índia.

De sabor agridoce, com coloração variando do verde ao amarelo, dependendo do grau de maturação, rica em sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e contendo vitaminas A, C e do complexo B, a carambola serve para combater a febre, antiescorbútica (carência de vitamina C, e que se caracteriza pela tendência a hemorragias) e, devido à grande quantidade de ácido oxálico, estimulador do apetite.

Com esse calor que está fazendo, nada melhor do que comer essa deliciosa frutinha para se refrescar. Além de possuir pouquíssimas calorias (aproximadamente 35 calorias em cada 100g), ela traz muitos benefícios para o nosso corpo.

A frutinha em forma de estrela é um maravilhoso antioxidante, porque possui polifenois que ajudam a proteger as células contra a ação dos radicais livres e colaboram ainda na prevenção do envelhecimento precoce da pele, ajudando na preservação da aparência.

Além de consumida in natura, você pode fazer tortas, compotas, geleias, saladas e sucos com a carambola. Porém, pessoas que tem problemas renais devem evitar consumir a fruta. A carambola contém uma neurotoxina que é muito prejudicial para quem sofre dos rins, podendo provocar náuseas, vômitos e até mesmo confusão mental. As demais pessoas podem comer a vontade.

Fonte: Bem Star; Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário