quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Dicas para evitar micoses de verão

O aparecimento de micoses durante o verão é muito comum. Isso acontece porque o calor e a maior umidade dessa época do ano favorecem a proliferação de fungos, os microorganismos responsáveis pelas micoses.

Com as altas temperaturas e o grande volume de chuvas do verão brasileiro, o jeito é ficar atento a cuidados básicos para não deixar o problema aparecer.

Aumento do suor, ambientes úmidos e quentes, e permanência com roupas de banho molhadas por longo tempo são apenas alguns exemplos de situações que facilitam a contaminação pelos fungos.

A dermatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Alba Clausen, lista cinco dicas para serem incorporadas ao dia a dia que podem livrar qualquer pessoa do problema de forma simples.

1. Seque bem as dobras do corpo ao sair do banho, lembrando-se da virilha, das axilas, e dos espaços entre os dedos das mãos e dos pés. Isso é muito importante, pois os fungos gostam de lugares, quentes, úmidos e fechados. Um secador de cabelos na temperatura fria pode ajudar.

2. Evite roupas úmidas em contato com a pele por muito tempo, principalmente para quem está de férias na praia ou na piscina. Também é preciso lembrar-se de usar chinelos em saunas, academias, vestiários e chuveiros públicos.

3. Objetos pessoais como toalhas, sapatos, meias e chinelos não devem ser compartilhados. Essa é outra forma de contaminação. Por isso, não empreste e nem pegue emprestado de ninguém.

4. Evite uso de sapatos fechados por muito tempo e o uso do mesmo sapato por dias seguidos, é mais um cuidado. A dica da dermatologista é expor os sapatos ao sol após o uso, fazendo a troca diária para não haver risco. Também ajudam a evitar as micoses roupas íntimas de algodão, que permitem maior ventilação da pele e absorvem mais umidade.

5. Leve seu material à manicure quando não houver garantia de que as ferramentas do estabelecimento são devidamente esterilizadas.

Durante o verão a micose mais frequente é a pitiríase versicolor, que acomete principalmente a pele do tronco. "Esse tipo de contaminação pode ser notada por manchas brancas, róseas ou pardas. Normalmente, a pessoa só percebe que está com essa micose quando se expõe ao sol e as áreas acometidas não bronzeiam devido aos fungos", explica a dermatologista.

Além disso, nem sempre é tão simples diagnosticar os primeiros sinais da micose. "É por isso que o conselho mais importante é evitar a contaminação", relembra.

A solução para o problema, em geral, não é complexa e utiliza medicação antifúngica tópica ou sistêmica. Porém, o tratamento requer disciplina e não deve ser descontinuado antes do prazo recomendado pelo médico.

Fonte: Vila Mulher
Texto: Jessica Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário