terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Banho de sol reduz artrite


Estudo recente mostrou que a exposição ao sol pode fazer bem para as articulações do corpo. Nas mulheres, ajuda a reduzir em até um quinto as chances de desenvolver artrite reumatoide, uma doença autoimune que inflama as articulações. Os dados são do site do jornal inglês Daily Mail.

No entanto, o uso de protetor solar pode minimizar os efeitos do sol - o que não significa que não deva ser usado. No Reino Unido, cerca de 300 mil pessoas sofrem da doença, e as mulheres têm 3 vezes mais chances de desenvolver esse tipo de artrite.

A pesquisa, publicada no Annals of the Rheumatic Diseases, acompanhou a saúde de mais de 120 mil enfermeiras americanas desde 1976 até 2008. Na época, eles tinham entre 30 e 55 anos. Foi medida a radiação de raios UVB de acordo com latitude, altitude e acúmulo de nuvens nos locais, entre outros fatores. Cerca de 1314 mulheres desenvolveram a doença nesse período, sendo que as que tinham mais exposição ao sol tiveram um quinto a menos de chance de terem a artrite reumatoide.

O resultado confirma outros estudos, que dizem que o lugar onde você mora pode influenciar no desenvolvimento dessa doença e de outras autoimunes, como diabetes tipo 1 e esclerose múltipla.

________________________________________________________________
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário