sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Notícia de jornal

Quem descobriu, perdida no noticiário policial de um matutino, a intensa poesia contida no bilhete do suicida? Creio que foi Manuel Bandeira. Sim, se a memória não falha (e, meu Deus, ela está começando a falhar), foi o poeta Bandeira. Ele é que tem o dom da poesia mais forte.

Claro, todos nós somos poetas em potencial, amando a poesia no vôo de um pássaro, na comovente curva de um joelho feminino, no pôr do sol, na chuva que cai no mar.

Mas nós somos os pequenos poetas, os que sentimos a poesia, sua mensagem de encantamento, sem capacidade bastante para transmitir ao amigo, à amada, ao companheiro aquilo que nos encantou.

Então Deus fez o poeta maior, aquele que tem o dom de transmitir por meio de palavras toda e qualquer poesia, seja ela plástica, audível, rítmica; sentimento ou dor.

"A poesia é espontânea" — disse um dia Pedro Cavalinho, o tímido esteta, enquanto descíamos de madrugada uma rua molhada de orvalho e um galo branco cantou num muro próximo. Um muro que o limo pintara de verde. E é mesmo. Tão espontânea, que estava no bilhete do suicida.

Um minuto antes de botar formicida no copo de cerveja e beber, ele rabiscou, com sua letra incerta, num pedaço de papel: "Morri do mal de amor. Avisem minha mãe. Ela mora na Ladeira da Alegria, sem número."

Manuel Bandeira, poeta maior, nem precisou transformar num poema as palavras do morto. Leu a notícia em meio às notas policiais do matutino e notou logo o que podem as palavras. O homem humilde, que fora a vida inteira um espectador da poesia das coisas, no último instante, sem a menor intenção, se fez poeta também. E deixou sobre a mesa suja de um botequim, entre um copo de formicida e uma garrafa de cerveja, a sua derradeira mensagem — a sua primeira mensagem poética.

Num matutino de ontem, num desses matutinos que se empenham na publicidade do crime, havia a seguinte notícia: "João José Gualberto, vulgo "Sorriso", foi preso na madrugada de ontem, no Beco da Felicidade, por ter assaltado a Casa Garson, de onde roubara um lote de discos." Pobre redator, o autor da nota.

Perdido no meio de telegramas, barulho de máquinas, campainha de telefones, nem sequer notou a poesia que passou pela sua desarrumada mesa de trabalho, e que estava contida no simples noticiário de polícia.

Bem me disse Pedro Cavalinho, o tímido esteta, naquela madrugada: "A maior inimiga da poesia é a vulgaridade."

Distraído na rotina de um trabalho ingrato, esse repórter de polícia soube que um homem que atende pelo vulgo de "Sorriso" roubara discos numa loja e fora preso naquele beco sujo que fica entre a Presidente Vargas e a Praça da República e que se chama da Felicidade.

Fosse o repórter menos vulgar ele teria escrito: "O Sorriso roubou a música e acabou preso no Beco da Felicidade."
__________________________________________________________________________ Fonte: Tia Zulmira e Eu - Stanislaw Ponte Preta - 6.ª edição - Ilustrado por Jaguar - EDITORA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA S.A.

História do Rio de Janeiro

A coisa começou no século XVI, pouco depois que Pedro Álvares Cabral, rapaz que estava fugindo da calmaria, encontrou a confusão, isto é, encontrou o Brasil. Até aí não havia Rio de Janeiro.

Depois, em 1512 — segundo o testemunho ocular de Brício de Abreu —, rapazes lusitanos que estavam esquiando fora da barra descobriram uma baía muito bonita e, distraídos que estavam, não perceberam que era baía. Pensaram que era um rio e, como fosse janeiro, apelidaram a baía de Rio de Janeiro. Eis, portanto, que o Rio já começou errado.

Passaram-se os anos, os portugueses não deram muita bola pra descoberta, e vieram uns franceses intrusos e se alojaram na baía. Foi então que os portugueses abriram os olhos e, ao mesmo tempo, abriram fogo contra o invasor, chefiados por um destemido cavalheiro que atendia pelo nome de Estácio de Sá (onde mais tarde se fundaria a primeira escola de samba, mas isso foi depois).

Estácio era sobrinho de Mem de Sá, ex-governador-geral, e primo de Salvador de Sá, que mais tarde viria a governar a cidade. É interessante notar que, muito tempo depois, quem descer pela Rua Mem de Sá vai dar na Rua Salvador de Sá que, por sua vez, passa pelo Largo do Estácio, também de Sá.

Quando os comandados de Estácio de Sá iniciaram a batalha contra os franceses, a coisa foi dura e só se resolveu numa derradeira batalha travada na Praia de Uruçumirim. Para vencer tiveram que suar a camisa e é por isso que, mais tarde, a Praia de Uruçumirim ficou sendo a Praia do Flamengo, o célebre Flamengo, que, por tradição, sua a camisa até hoje. Isso aconteceu aí pelo ano de 1567 e estava fundada a cidade do Rio de Janeiro, a mesma que viria a ser, em 1763, capital do vice-reinado, e depois capital da República dos Estados Unidos do Brasil.

A cidade foi construída sobre alagadiços e a brava gente, que a construiu, secou tão bem os alagadiços que até hoje está faltando água.

Quando, em 1763, foi considerada capital do vice-reinado, a cidade tinha somente 30 mil habitantes natos e mais, naturalmente, o Brício de Abreu, que não nasceu aqui, mas em Paris, de onde veio ainda pequenino no vapor "Provence".

Daí por diante o Rio de Janeiro foi crescendo, foi crescendo, foi crescendo e... pimba!... estourou. E, como tudo que estoura, abriu buraco pra todo lado.

Tal é, em resumo, a História do Rio de Janeiro, que foi descoberto por portugueses navegadores e que portugueses do comércio atacadista da Rua Acre querem levar para Portugal. Daí o velho ditado de Tia Zulmira: "Cabral descobriu o Brasil e Manoel quer carregar."

Não é, como o leitor mais arguto pouquinha coisa pôde perceber, uma História tão brilhante assim, como pretendem as letras dos sambas apoteóticos.

__________________________________________________________________________
Fonte: Tia Zulmira e Eu - Stanislaw Ponte Preta - 6.ª edição - Ilustrado por Jaguar - EDITORA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA S.A.

Petiscos praianos e suas calorias



Se neste verão a praia é a sua estadia oficial, fique atenta com a variedade de opções gostosas à beira-mar. Por isso confira essa listinha de petiscos e sua respectiva quantidade de calorias. Não dê bobeira e mantenha a sua dieta em dia!

Açaí com granola (1/2 porção de 250 g) - 310 cal
Água de coco (copo de 200ml) - 44 cal
Amendoim torrado com sal (porção de 50 g) - 290 cal
Batida de maracujá (copo, 200 ml) - 195 cal
Biscoito de polvilho (6 unidades) - 170 cal
Caipirinha (copo de 250 ml) - 260 cal
Casquinha de siri (porção de 130 g) - 413 cal
Cerveja 1 lata (350 ml) - 147 cal
Cocada (unidade de 50 g) - 290 cal
Espetinho de camarão (5 unidades de 100 g) - 238 cal
Isca de peixe frito (porção de 100 g) - 354 cal
Lula frita (porção pequena) - 350 cal
Milho verde no prato com margarina light (col. de sobremesa) - 132 cal
Pastel (unidade) - 150 cal
Picolé com leite (unidade) - 110 cal
Picolé sem leite (unidade) - 60 cal
Refrigerante (copo médio de 300 ml) - 251 cal
Salada de frutas (unidade) - 150 cal
Sanduíche natural de atum com alface e cenoura (unidade de 180 g) - 310 cal
Sorvete de massa (bola) - 101 cal
Tapioca com leite condensado (unidade de 120 g) - 432 cal

___________________________________________________
Fonte: Vila Mulher
Texto: Jessica Moraes

Pediatras contra os andadores


Uma espécie de mesa com rodinhas que comporta em seu centro um banquinho infantil, com dois espaços para colocar um par de pernas pequeninas. Os rechonchudos pés tocam o chão e o corpo da criança fica praticamente de pé. Por meio dos andadores, muitos bebês já deram os seus primeiros passos, mas também já sofreram acidentes. Neste mês de janeiro, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) começa a divulgar uma campanha contra os andadores. Isso porque o equipamento seria responsável por diversos casos de acidentes domésticos, inclusive fatais.

O maior problema do andador é a liberdade que ele proporciona e a falsa sensação de segurança que passa. Os pais olham a criança totalmente apoiada pelo suporte do utensílio e pensam que podem diminuir as atenções. A falta de supervisão aliada à facilidade de movimentação proporciona a ocorrência de acidentes, como quedas, choques e ingestões de produtos inadequados.

Como o andador tem rodinhas, a movimentação fica muito mais ágil. Alcançar uma tomada ou um produto armazenado em baixas alturas fica fácil, caminhar pela casa também. No entanto, qualquer brinquedo ou outro objeto pelo caminho pode ocasionar tombos. Além disso, degraus, escadas e desníveis também podem resultar em acidentes. E está nesse fato a maior crítica, pois quedas desse tipo podem ser graves, até mesmo fatais.

"Além de perigoso, o andador não traz qualquer benefício para o desenvolvimento da criança", é o que afirma o pediatra membro do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da SBP e professor na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Danilo Blank. Segundo o médico, o andador é arriscado e requer supervisão total durante o uso. Além disso, não auxilia na aprendizagem do caminhar, pois não proporciona um andar real. Afinal, os pés da criança não ficam totalmente apoiados no chão e o esforço que ela faz para se locomover é bastante inferior ao que seria necessário sem o uso do equipamento.

Segundo o médico, o objetivo da campanha da SBP é banir o uso do objeto, assim como já ocorre no Canadá. Por enquanto, o foco está em orientar pediatras e solicitar que eles enviem informações sobre acidentes provocados por andadores. A entidade está, no entanto, organizando outras ações em parceria com instituições parceiras.

Negligência é a principal causa dos acidentes

Não é o andador que causa os acidentes, mas a negligência dos pais, que deveriam sempre estar atentos às atividades dos bebês. Entre 2008 e 2010, a professora do curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Paula Silva de Carvalho Castro participou de um projeto que estudou a influência dos andadores no desenvolvimento da marcha dos bebês.

Desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a pesquisa foi o objeto de análise da professora durante o seu curso de doutorado em Ciência da Reabilitação. Entre 2008 e 2010, foram acompanhadas 40 crianças durante nove meses, 20 que utilizavam o equipamento durante uma hora diária e outros 20 que não o usavam. A conclusão foi que os andadores não influenciaram no processo da aprendizagem do caminhar. O desenvolvimento dos pequenos foi uniforme, independentemente do uso do andador.

Segundo a médica, constatou-se que o objeto não é perigoso se for utilizado sob supervisão e durante pouco tempo. O problema ocorre quando o andador vira a única companhia da criança, ainda mais se isso ocorrer durante horas. Para Paula, o equipamento não deve ser pensado como recurso para aprendizagem ou para distrair os pequenos enquanto os pais estão ocupados, mas apenas como um brinquedo.

Andadores de empurrar podem ser opção

Segundo a terapeuta ocupacional especializada em desenvolvimento infantil Teresa Rusas, o andador tipo empurrador pode ser um estímulo para o desenvolvimento da caminhada. Diferentemente dos modelos tradicionais, esse objeto é empurrado pela criança como se fosse uma espécie de carrinho de supermercado.

A professora da Faculdade de Medicina do ABC e do curso de especialização em neurologia infantil da Unicamp aponta que esse modelo de andador é recomendado para maiores de um ano, pois crianças dessa idade já conseguem firmar alguns passos. No entanto, a supervisão se faz necessária, assim como qualquer atividade prática exercida por bebês.

De acordo com Teresa, é importante que os pais não restrinjam o estímulo somente pelo uso do empurrador. O primeiro passo é incentivar os bebês a ficarem em pé e se levantarem sozinhos. Isso propicia o desenvolvimento do equilíbrio e o fortalecimento das articulações. Depois, os responsáveis podem ajudá-los a andar segurando-os pelos braços, assim como colocar um brinquedo um pouco longe e chamar a criança para buscá-lo. É necessário observar que o local não deve conter cantos pontiagudos, pois pequenos tombos são normais nessa fase. Além disso, deve-se evitar o uso de sapatos que derrapem com facilidade e priorizar o caminhar descalço, pois a pele proporciona maior aderência e o contato direto com o ambiente faz o pequeno se sentir mais seguro.

Os pais também não podem pressionar os bebês, pois as crianças se desenvolvem de formas diferentes. Portanto, não há porque se preocupar se o filho do vizinho aprendeu a andar antes. Em geral, esse processo ocorre entre os dez e 18 meses. Somente se esse prazo for ultrapassado, é recomendada a visita a um pediatra.

____________________________________________________________
Fonte: Cartola - Agência de Conteúdo / Terra

Churrasco mais saudável

O churrasco é um dos eventos sociais preferidos dos brasileiros. Desde sua origem no Rio Grande do Sul - era uma opção prática para os vaqueiros - a carne assada em brasas ganhou novos acompanhamentos e, por consequência, mais calorias. Mas quem se preocupa com a saúde não precisa fugir do espeto: basta fazer as escolhas certas e controlar as quantidades.

"A carne faz parte da dieta humana e é uma fonte importante de nutrientes e vários minerais como ferro e vitaminas como a B12. Porém, ela deve fazer parte de uma alimentação equilibrada", explica o nutrólogo Paulo Henkin, Chefe do Serviço de Nutrologia do Hospital Ernesto Dornelles, de Porto Alegre.

Ótima na dieta

A hepatologista e gastroenterologista Mônica Viana, do instituto de mesmo nome, em São Paulo, é enfática: "Churrasco é uma ótima opção para quem está de dieta". Mas, se a preocupação é com o peso, ela recomenda cortar a maionese de batata como acompanhamento.

"Os apreciadores do churrasco não precisam abrir mão deste prazer, mas se faz necessário  saber dosar a frequência, a quantidade e as combinações", ensina a nutricionista Thatyana Freitas, da clínica Stesis, em São Paulo. Ela completa: "Os malefícios de uma alimentação desequilibrada apenas ocorrem se no dia a dia o hábito alimentar for como um todo ruim".

Para Paulo Henkin, o correto é consumir uma variedade de alimentos: "A carne é fonte de proteínas, mas o ideal é não deixar de ingerir carboidratos, de preferência os integrais, frutas, verduras e gorduras saudáveis, que também fazem parte da alimentação, mesmo num churrasco".

O nutrólogo lembra que o churrasco tem uma conotação cultural extremamente importante: "Ele agrega as pessoas, está presente geralmente quando se comemora alguma coisa. É interessante que outros primatas também comemorem com carne. É preciso entender seu aspecto antropológico".

Bem passada

Quando se fala em carne e saúde, Henkin faz um alerta: "Tem gente que adora comer aquela fatia bem queimada, quase preta. Isso é perigoso, porque haverá a presença de nitrosaminas, compostos químicos cancerígenos. Se ela for bem passada não é uma boa ideia consumi-la". Ele também faz outra observação importante: "Não é a carne que faz mal, é o excesso de gordura".

Henkin dá um exemplo do modo incorreto de se aproveitar um churrasco: uma pessoa pega um pedaço de linguiça, depois salsicha, depois carne e muita salada de maionese.  Às vezes, já havia até começado com pão com alho, feito com margarina. "Um erro, pois ela é ainda pior que a gordura da carne. A pessoa está fazendo o ritual errado e, no fim, a culpada será a carne", admite.

Porém, ele diz que se a pessoa começar com um aperitivo de carne magra com cenoura, salada, cebola ou pimentão assado e, em seguida, pegar um pedaço de linguiça, uma carne magra (ou retirar a gordura visível da porção escolhida) e trocar a salada de maionese por uma de folhas verdes e legumes e grãos, estará optando por um prato mais saudável.

A nutricionista Thatyana Freitas também dá algumas dicas: "A carne de frango deve ser consumida sem a pele e os melhores peixes para churrasco são salmão e badejo, que possuem menor quantidade de gorduras".
   
Ela lembra que a costela suína e bovina são muito gordurosas, e é bom evitá-las. As carnes processadas, como linguiça, hambúrguer e salsicha, entre outras, são conservadas com "nitritos e nitratos", substâncias que, no estômago, são transformadas em nitrosaminas, que aumentam os riscos de câncer no estômago e no intestino. Portanto, seu consumo também deve ser restringido.

Bebidas polêmicas

"A vida não é como queremos, é como ela é. Álcool e refrigerantes fazem parte dela", aponta Henkin. "Ao invés de falar mal deles, o certo é aprender a usá-los. O álcool está na civilização há séculos e o refrigerante faz parte da vida moderna. O que é correto? Não beber todos os dias, mas deixá-los para os domingos e dias de festas."

Ele ainda culpa os tempos modernos por alguns excessos: "Anos atrás não existiam essas garrafas de dois litros de refrigerante. A pessoa tomava uma garrafa pequena e ficava satisfeita. Agora, parece que tem de beber tudo. Refrigerante é prazer, mas não é hidratação. Para se hidratar, tome água".

Já a nutricionista aconselha a trocar a bebida: "O refrigerante deve ser evitado, pois contribui para a retenção de líquido e possui muito açúcar, sódio e conservantes. Podemos substituir por um suco de frutas natural". Ela lembra que o limão é rico em vitamina e possui um pH ácido que, associado ao trabalho enzimático, ajuda na quebra parcial das cadeias proteicas, o que facilita a digestão das carnes.

Sobre bebidas alcoólicas, Henkin enfatiza que a diferença entre elas são seus teores alcoólicos. "Assim, 600 ml de cerveja são iguais a uma dose de uísque; escolha um dos dois, não tome ambos. Ele também aconselha alternar o álcool com outras bebidas e moderar: "Vai beber caipirinha, tudo bem. Mas depois tome refrigerante ou água. Vai tomar cerveja? Conte quanto está tomando, não vá simplesmente enchendo o copo a toda hora."

A nutricionista diz que o ideal seria evitá-las para não tornar a refeição mais pesada, gordurosa, calórica e desequilibrada, além de facilitar o acúmulo de gorduras. Um copo de caipirinha de frutas com açúcar, por exemplo, possui cerca de 300kcal , o equivalente a duas latas de cerveja (151 kcal cada).

Fumaça do carvão

A forma de assar a carne também é polêmica, pois, durante o preparo, a fumaça do carvão libera alcatrão e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, substâncias com alto potencial cancerígeno.

A nutricionista Thatyana Freitas alerta: "A associação é feita principalmente com as carnes vermelhas, porque elas são preparadas mais frequentemente em churrasco ou na chapa".

Para não abrir mão desse prazer, mas manter a segurança, o nutrólogo dá uma dica. "O ideal é deixar a carne a uma distância maior da brasa. Nos Estados Unidos costumam assar a um palmo. Isso é péssimo. O indicado é que a carne fique a 50, 80 cm do fogo. Demora um pouco mais? Então, comece a assar mais cedo!", encerra.

___________________________________________________________
Fonte: Uol
Texto: Cármen Guaresemin

Inclua cogumelos na sua alimentação

Eles são fontes de vitamina C e previnem doença degenerativas.

Crus ou cozidos, os cogumelos são excelentes fontes de vitaminas C. Sem falar que contem cálcio, ferro, magnésio, zinco e proteínas. Por isso podem e devem ser incluídos no cardápio alimentar.

Muitas pessoas os consideram legumes, mas na verdade eles são fungos, um tipo de organismo vivo que não tem raízes, flores, folhas ou sementes. Eles podem ser cultivados, mas costumam crescer de forma selvagem em vários lugares do mundo. Existem cerca de 4,5 mil espécies de cogumelos comestíveis no mundo. Entre os mais comestíveis estão o Shiitake, o Shimeji, o Funghi, o Champignon de Paris e o Portobello.

Além de ser fontes de vitaminas, o alto teor de ácido fólico, os cogumelos previnem as doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer e são benéficos para o sistema imunológico. Eles contém vitaminas do complexo B, essenciais a saúde mental e emocional; proteínas, que ajudam na manutenção dos tecidos e fósforo, fundamental para os ossos e dentes.

__________________________________________________
Fonte: Bem Star
Texto: Yasmin Barcellos

Seis dicas para melhorar o humor

O ano novo começou mas é preciso encarar – até que ponto ele é novo mesmo? É improvável que alguém consiga ganhar um guarda-roupa novo, comece uma nova carreira, encontre uma nova família ou reformule a própria personalidade.

Mas segundo a psicoterapeuta Ashley Davis Bush, que assina uma coluna no jornal Huffington Post, não há motivos para desespero: não é preciso fazer uma “reforma” na vida para encontrar a felicidade. No lugar disso, alguns hábitos simples podem melhorar o humor e fazer a vida ficar mais leve. Confira.

Positividade pela manhã
O seu primeiro pensamento do dia não pode ser algo como: “já é sexta-feira?”. Tente, no lugar disso, pensar: “esse será um dia maravilhoso”; “tenho sorte por estar vivo”; “viverei uma experiência incrível”. Mantenha post-its com essas frases perto da sua cama ou no espelho do banheiro, para que você se lembre de cultivar estes pensamentos positivos.

Diga “eu te amo” todos os dias
Antes de sair de casa, diga “eu te amo” para as pessoas queridas, ainda que seja por mensagem ou e-mail. Diga isso para o seu parceiro, seus filhos, seus animais de estimação. Olhe para o espelho e diga isso a você mesmo. Abra o seu coração para o amor e o seu humor irá melhorar. Fomos feitos para nos conectar com os outros seres e, quando fazemos isso, nos sentimos melhor.

Sorria
Sempre que alguém perguntar como você está, busque na sua mente pelo menos um motivo que mostra o quanto a vida é grande. Diga: “estou ótimo”, e perceba como as pessoas ao seu redor respondem. Quando você fala isso com energia e um sorriso, você manda uma mensagem para o seu cérebro de que você, de fato, é feliz.

Deseje o bem
Quando estiver no carro, no trem, no metrô ou caminhando para o trabalho, olhe ao seu redor e deseje o bem para eles. Deseje paz, alegria e amor. Cada pessoa que você vê está lutando com suas próprias batalhas – saúde, finanças, justiça, solidão, idade, perdas . Abra o seu coração com compaixão pelos outros e seu nível de felicidade irá crescer.

Respire profundamente
Sempre que você tiver uma pausa, para tomar um café ou ir ao banheiro, tire um momento para uma profunda respiração. Tente fazer contando até cinco: respire em cinco, segure por cinco e exale por cinco. A respiração profunda acalma o corpo e a mente, tornando-se um atalho ideal para a paz interior.

Seja grato, toda noite
Antes de dormir, faça uma revisão do seu dia e lembre de três coisas pelas quais você é grato. Pode ser ligada ao seu relacionamento, a boas notícias ou um e-mail bacana. Seja grato pela comida, por ter uma cama quentinha, pela sua visão. Você definitivamente vai descansar em paz quando passar a contar bênçãos no lugar de carneirinhos.

_______________________________________________________
Fonte: Terra

Adele Jergens

Adele Jergens, modelo e atriz, nasceu no Brooklyn, Nova York, EUA, em 26/11/1917, e faleceu em Camarillo, California, em 22/11/2002. Começou sua carreira como modelo e chorus girl e ganhou destaque quando foi eleita, em 1939, Miss Mundo Faired no "New York World's Fair", de Nova York.

No início dos anos 1940, trabalhou como showgirl e depois de alguns anos, como modelo e corista. Em 1944, assinou com Columbia Pictures e assim se transformou em loira.

No início de sua carreira cinematográfica, ela atuou em filmes memoráveis, onde interpretou papéis de prostitutas loiras e dançarinas burlescas como em "Down to Earth" (1947), estrelado por Rita Hayworth e "The Dark Past" (1948), estrelado por William Holden.

Em 1949, durante as filmagens de "O Tesouro de Monte Cristo", um filme noir produzido em San Francisco, ela conheceu e se casou com a co-estrela Glenn Langan ("The Amazing Colossal Man").

Sua carreira de corista no passado veio a calhar quando ela interpretou uma dançarina exótica na "Armored Car Robbery" (1950), no qual dividia o papel principal com Charles McGraw. Ela também aparece no memorável filme "Abbott and Costello Meet the Invisible Man" (1951).

Adele Jergens e Glenn Langan permaneceram casados até a morte do segundo, em 1991. Ela está enterrada no Oakwood Memorial Park Cemetery, em Chatsworth, California.



Fonte: Wikipédia.