terça-feira, 12 de março de 2013

Adesivo contra enxaqueca

Calcula-se que pelo menos uma vez na vida, todas as pessoas sentirão, no mínimo, um episódio de dor de cabeça, e entre as causas mais comuns destaca-se a enxaqueca, também conhecida por migrânea.

Este tipo de cefaleia acomete preferencialmente mulheres entre 20 a 40 anos e interfere significativamente com a qualidade de vida, altera o humor e diminui a produtividade no trabalho.

Há bastante tempo se conhecem os efeitos gastrointestinais da enxaqueca, por exemplo, a gastroparesia, que se manifesta pela diminuição da absorção de medicamentos. Assim, os que sofrem rotineiramente com o problema já perceberam que em situações de crise com muita náusea e particularmente vômitos a chance de um remédio por boca funcionar é pequena.

Pensando em uma maneira de otimizar a terapia das crises de enxaqueca, um adesivo que se coloca sobre a pele com uma substância conhecida (sumatriptano) está em fase final de testes nos Estados Unidos.

A tecnologia usada neste adesivo (patch) não é muito conhecida no Brasil. E do que se trata isto?

Este adesivo contém dois pólos, um positivo e um negativo. Na prática o que acontece é que o indivíduo sente a dor e aplica o adesivo na pele. Neste adesivo, há um pequeno botão ou dispositivo que ele aperta e, após isto, uma luz vermelha acende. É um pequeno led vermelho que acende e pisca, bastando esperar esta luz apagar (normalmente 4 horas) para que o medicamento (sumatriptano) seja liberado diretamente na corrente sanguínea e sem passar pelo tubo digestivo.

Obviamente, a ideia deste tipo de tratamento é tratar as crises, ou seja, tirar o indivíduo de um quadro agudo de dor. Mas para aquelas pessoas que sofrem de enxaqueca crônica e dores constantes (diárias ou quase diárias) a melhor estratégia é a prevenção, com remédios específicos e até tratamentos mais sofisticados.

Cabe reforçar, entretanto, que existem inúmeros tipos de cefaleia e que um profissional experiente deverá ser consultado para uma orientação adequada sobre cada tipo de dor e tratamento.

_______________________________________________________________________
Fonte: Vila Mulher
Texto: Jessica Moraes

Acne solar

Conseguir o bronzeado perfeito pode também custar caro para a pele. Na estação do ano em que o mar, a priscina e a exposição excessiva ao sol  fazem parte da rotina de milhares de brasileiros, é muito comum surgirem "bolinhas avermelhadas", ou de pus, em algumas partes do corpo.

"Essas eritematosas e pústulas, dois tipos de lesões associadas à radiação UV, são conhecidas como acne solar, podendo ser dolorida devido à inflamação local", explica Laura de Albuquerque Furlani, dermatologista pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Segundo a médica, diferentemente da acne vulgar, que ocorre com mais frequência na face, a acne solar atinge principalmente o tronco e a raíz dos membros superiores.

Os sintomas também são diferentes: ela não apresenta cravos e microcistos e surge poucos dias após a exposição intensa ao sol. Pessoas com pele mais clara estão mais suscetíveis à lesão, que não é contagiosa. Cremes oleosos também contribuem para a formação deste tipo de acne.

"A maneira mais eficaz de evitar a acne solar é utilizar muito filtro solar e, de preferêcia, um de base não oleosa (oil free), aplicando o produto antes e durante a exposição aos raios solares. Na cidade, uma boa saída é usar roupas com tecidos que filtram a radiação UV", ensina a dermatologista.

Tratamento

Embora visualmente a acne solar pareça complicada e difícil de ser tradada, a médica explica que o tratamento não é nenhum bicho de sete cabeças. Normalmente são utilizadas as mesmas medicações para tratar a acne vulgar, como esfoliantes, queratolíticos (medicamentos capazes de dissolver as formações queratínicas, provocando o desaparecimento das calosidades e cicatrizes) e antibióticos em loção, se houver inflamação.

"Mesmo sem tratamento, com o passar do tempo e evitando tomar mais sol, a acne solar tende a melhorar gradativamente. No entanto, a ação de hiperpigmentação dos raios UV sobre as cicatrizes inflamatórias da acne podem piorar o aspecto das bolinhas, que é o que chamamos de efeito rebound. Ou seja, se não tratadas adequadamente, quando expostas novamente à claridade extrema, elas podem piorar de maneira brusca. A dica é sempre procurar um especialista", recomenda Laura Furlani.

_____________________________________________________________
Fonte: Uol
Texto: Maria Rita Fava

Estudo sobre o fechamento do Megaupload

Um estudo da Universidade de Carnegie Mellon indica que downloads de filmes pirateados têm um grande impacto nas vendas legalizadas de produções cinematográficas. Segundo o site Buzz Feed, este é o primeiro estudo do tipo com uma análise de dados anteriores e posteriores a uma grande campanha contra pirataria.

O evento, no caso, foi o fechamento do site Megaupload. Os pesquisadores analisaram dados das vendas e do aluguel de filmes de dois estúdios de cinema.

De acordo com os dados, a receita dos estúdios ficou entre 6% e 10% acima do estimado, caso o Megaupload não tivesse sido fechado por autoridades.

Um dos pesquisadores responsáveis pelo levantamento, Brett Danaher, indica que o fechamento do Megaupload não coibiu a atuação de "piratas" mais pesados - que baixam grandes quantidades de arquivos. Mas ajudou a inibir usuários mais modestos, especialmente porque outros sites de downloads passaram a adotar medidas de proteção contra fechamento, como redirecionar os usuários para sites de downloads legais.

A pesquisa ainda deverá ser submetida à revisão de jornais acadêmicos.

Novo Megaupload

Em janeiro, foi lançado o Mega, novo site de Kim Dotcom, criador do Megaupload. Ele somou 1 milhão de usuários no primeiro dia de atividade. O site deve ter uma rodada de investimentos em seis meses e abrir para o mercado em um ano e meio.

O advogado de Dotcom nos EUA, Ira Rothken, disse que o portal reagiu com rapidez às notificações contra o Mega, que oferece até 50 gigabytes de armazenamento gratuito e a possibilidade que os usuários compartilhem seus arquivos através de uma chave codificada. "O Mega não quer que seus serviços de armazenamento sejam usados para propósitos ilegais", advertiu Rothken.

O lançamento do Mega coincidiu com o primeiro aniversário da operação do FBI e da polícia neozelandesa contra Dotcom e seu portal Megaupload na mansão do hacker em Auckland.

Além de Dotcom, também foram detidos três de seus sócios, enquanto as autoridades fecharam o Megaupload, confiscaram seus bens, congelaram suas contas e realizaram outras detenções na Europa.

Os EUA acusam o Megaupload de ter causado mais de US$ 500 milhões em perdas à indústria do cinema e da música ao transgredir direitos autorais e obter com isso lucros de US$ 175 milhões.

Fonte: Correio do Estado

Mulheres medicinais

Turco, vocês sabem como é, turco é chato pra mulher. Foram os turcos que inventaram ou, pelo menos, que conservaram aquilo que Primo Altamirando chama de proporção racional, isto é, muitas mulheres para um homem só. E foi justamente o Ex-presidente da Assembléia Nacional Turca — Refik Koraltan — que entrou numa fria danada, por causa de mulher.

Koraltan, que conta atualmente 71 anos, foi acusado de ter mandado vir da Alemanha para a Turquia uma jovem de 25 anos, correndo as despesas da viagem como se fosse equipamento médico.

Isto deu um bode danado, porque a oposição política caiu em cima dele, dizendo que mulher nunca foi equipamento médico. Ele, coitado, com a mulher em casa, explicou que houve um mal-entendido. Importara, realmente, equipamento médico para sua esposa, que estava doente e aproveitara para mandar vir uma enfermeira. Daí a confusão.

Mas os inimigos de Koraltan não foram nessa, pois a mulher dele já morreu e a enfermeira continua lá, o que nos parece bastante razoável. Primeiro porque não se joga uma alemãzinha de 25 anos fora; segundo, porque, se a mulher dele queimou todo o pavio, é até bom que fique lá o que sobrou dos medicamentos, para que o viúvo se recupere.

Depois, esse negócio de acusarem o "importador" sob a alegação de que mulher não é equipamento médico é besteira. Mulher sempre fez parte da terapêutica em muitos casos medicinais. Tem doenças até que, se o médico não receitar mulher, o camarada penetra pela tubulação todinho.

De mais a mais é remédio ao alcance de todas as bolsas, de fácil aplicação, pois não se vende em embalagens de luxo (claro que estamos nos referindo ao produto popular e não ao outro, que é produto de perfumaria e não de farmácia). É de uso racional, é prático, não dependendo sua aplicação de gotas ou pastilhas, pois o remédio é de aplicação local, com uma única observação na bula: agite antes de usar.

Por tudo isso, estamos do lado de Koraltan. E não venham com a conversa de que estamos sofismando não, porque o negócio é igual também para os homens. Homem é medicamento de grande eficácia em muitos casos.

Quantas e quantas vezes já vimos o facultativo receitar homem, de acordo com a bula, para doenças de senhoras.

__________________________________________________________________________
Fonte: Tia Zulmira e Eu - Stanislaw Ponte Preta - 6.ª edição - Ilustrado por Jaguar - EDITORA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA S.A.

Mulher de borracha

Quem nos informa a novidade é a Agência Ansa — nossa subsidiária no interior — em telegrama vindo de Nova Iorque. Diz que o "Collector's Ex-changing Bulletin", revista que circula muito entre os que têm mania de fazer coleções, seja coleção de caixa de fósforos, moedas antigas ou retrato de mulher... de mulher... como diremos?... de mulher à vontade, vem de publicar um anúncio (a sério) que fez muito sucesso e está surtindo efeito surpreendente.

Sim, porque, assim como o "Collector's Ex-changing Bulletin" publicou a coisa a sério, os leitores também leram o anúncio com muitaseriedade e muitos deles tomaram providências para adquirir o artigo anunciado.

Como, minha senhora? Que é que está no anúncio?

Pois não, era justamente o que íamos contar agora. A senhora endireita aí esse decote, que isto já não é mais decote, é deboche, e preste atenção. O anúncio diz assim: "Para homens solitários, tímidos e incapazes de escolher uma companheira ou de abordar na rua uma jovem qualquer, esta é uma grande novidade. Queiram enviar 2,50 dólares pelo reembolso postal que, dentro de poucos dias, receberão em sua casa uma mulher de borracha, de dimensões normais, macia e perfeitamente inquebrável."

Como, madame? A senhora não gostou do anúncio?

Nós também não, porque não somos da equipe dos tímidos e — modéstia à parte — se for preciso meter o ronco pra cima de "uma jovem qualquer" (conforme está no anúncio), a senhora pode ficar certa que a distinta será devidamente roncada. Mas houve quem se interessasse, pois a notícia explica que houve. Tem muita gente que prefere uma mulher inquebrável a — por exemplo — uma mulher inquebrantável.

Depois, madame, observe a malícia do anunciante. Diz que é de borracha macia. Convenhamos que mulher macia é mais do gosto da maioria do que mulher encaroçada. E — sendo de borracha — talvez possa ser esquentada em banho-maria. Ou talvez fique cálida empregando-se o tradicional método usado para o chamado saco quente. Estas considerações devem ter sido tomadas em conta pelos que responderam prontamente ao anúncio, fazendo centenas de encomendas.

De todas as vantagens propaladas, aliás, nós só não fazemos fé naquela que diz que a mulher é "de dimensões normais". A senhora sabe como é? Isto de tamanho varia muito. Que o digam as casas de modas que fabricam vestidos de meia confecção. E há o gosto pessoal também.

É, madame, a mulher de borracha para os tímidos é um bom negócio para o comprador e um grande negócio para o fabricante.

E a senhora pode ficar certa de uma coisa: esta humanidade anda tão torta, que é bem capaz de um camarada com mulher de borracha em casa se apaixonar pela mulher de borracha do vizinho.

__________________________________________________________________________
Fonte: Tia Zulmira e Eu - Stanislaw Ponte Preta - 6.ª edição - Ilustrado por Jaguar - EDITORA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA S.A.